|
A
Educação Infantil é a primeira etapa da Educação
Básica e tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança
até os seis anos.
A proposta pedagógica para
este nível de escolaridade é baseada na concepção
de que a criança deve compreender o seu desenvolvimento nos diferentes
contextos sociais, ambientais, culturais e nas interações
e práticas sociais, relacionadas às mais diversas linguagens
e a variados conhecimentos, para construir sua própria identidade.
Os princípios educativos em que
se apoia a educação infantil são:
Respeito à dignidade
e aos direitos da criança, consideradas nas suas diferenças
individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, etc.
Direitos da criança
de brincar, como forma de expressão, de pensamento, de interação
e comunicação infantil;
Acesso da criança
aos bens culturais, ampliando o desenvolvimento das capacidades de expressão,
comunicação, de interação social, de ética,
de estética;
Socialização
da criança por meio de sua participação e inserção
nas mais diversas práticas sociais;
Aprendizagem desenvolvida
a partir da problematização de situações
contextualizadas, levando em conta a visão do mundo da criança;
Saber reflexivo, construído
mediante problematização da realidade e busca de soluções,
produzindo conhecimentos cada vez mais significativos. |